23 MAR 2017
POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
Programa ajuda ladarenses a encontrar vagas no mercado de trabalho

O Banco de Oportunidades, programa que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas Públicas, Sociais e cidadania (Semips), tem ajudado os ladarenses a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, e ao mesmo tempo, as empresas a conseguirem funcionários com mais facilidade. A própria Semips faz o currículo dos trabalhadores e encaminha para as empresas ou mesmo para órgãos públicos que depois fazem a contratação de acordo com a demanda e capacitação do candidato.

"Já conseguimos encaixar algumas pessoas e temos vagas sendo oferecidas", afirma Delari Maria Botega Ebeling, titular da Semips, responsável pelo programa. O trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria incrementa o fluxo do mercado de trabalho em Ladário, oportunizando a empregados e empregadores que se conheçam melhor e mais rapidamente, através da concentração dos dados na Semips.

O atendimento é completo e começa com a confecção da Carteira de Trabalho Profissional. A secretaria tira até as fotografias e as cópias dos documentos necessários. Depois, o currículo é montado por um profissional que fica à disposição para orientar o candidato sobre como fazer o documento da melhor forma possível.

"Nós encaminhamos esses currículos diretamente para as empresas ou para os órgãos públicos. Hoje, temos aqui mesmo na Semips, uma instrutora em um dos nossos cursos que foi contratada através do nosso programa. Lá no presídio, temos uma professora que também conseguimos encaixar, dando aulas de matemática", disse Delari.

Além dos candidatos, as empresas também podem procurar a Semips para oferecer vagas. É o caso de um hotel que tem atividades no Porto Morrinho e que está ofertando vagas para cozinheira e camareira. Mas, são muitas outras oportunidades que surgem, como se fosse um banco de empregos e que aos poucos vem ganhando corpo.

Importante frisar que tudo é feito de graça e que, para participar do programa, basta levar os documentos pessoais até a Semips. Também é necessária a apresentação de um comprovante de residência. Quem precisar de orientação também irá encontrar profissionais capacitados para ajudar a direcionar o candidato ao mercado, assim como cursos de capacitação.