06 JUL 2015
Em Ladário, devotos celebram São Pedro Ãs margens do rio Paraguai

Uma demonstração de fé, devoção e momento para agradecer as bênçãos recebidas. Assim, foi o domingo, 05 de julho, em Ladário. Nem mesmo a baixa temperatura, onde os termômetros registravam 14° na região do Pantanal, desanimou os devotos de São Pedro, considerado protetor dos pescadores, que participaram da festa realizada pelo município, por meio da Fundação de Cultura em parceria com a Colônia de Pescadores Z-14, em homenagens a São Pedro.

Com uma missa campal para a benção do anzol, celebrada pelo padre Celso Ricardo, às margens do rio Paraguai, no Porto Ecológico da cidade, os devotos deram início aos festejos que homenagearam o santo, considerado protetor dos pescadores.

"Esse momento é especial, pois retornamos com a nossa festa, reunindo todos os pescadores e até mesmo os devotos do santo. Além de festejarmos, é um momento para agradecer as graças alcançadas e pedir proteção ao nosso São Pedro. A festa reforça ainda mais a preocupação de manter uma tradição e cultura viva em nosso município. Mais uma vez, ninguém consegue fazer nada sozinho e nós sempre fomos amparados por todos os setores da administração pública da nossa cidade e o acontecimento deste evento que é tão especial para nós, é um exemplo disso", falou a presidente da Colônia dos Pescadores Z-14 de Ladário, Elis Regina Severino.

Após a celebração religiosa, que trouxe a imagem de São Pedro próximo aos devotos, carregada por pescadores, tendo também como simbolismo uma canoa, barco utilizado para a pesca no Pantanal, a população pôde acompanhar as apresentações culturais, como danças e bandas regionais. Os idosos da Associação dos Aposentados e Pessoas Idosas de Ladário (AAPIL) deram um show a parte, demonstrando não apenas a sua devoção, como também a desenvoltura em sua apresentação.

"Procuramos fazer um grande evento. Pois além de encerrar os festejos juninos de Ladário, com a volta da festa de São Pedro, sendo mais uma manifestação religiosa em nossa cidade, queremos firmar essa celebração, no calendário de eventos de Ladário, reforçando ainda mais a tradição, fé e devoção dos ladarenses", disse a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues.

Para a dona de casa Ernestina Souza, que trouxe toda a sua família, e que é devota de São Pedro, a festa além de proporcionar um momento de agradecimento, vem de encontro mostrar toda a tradição de um povo.

"Ladário sempre surpreendendo, temos a festa da nossa padroeira, Banho de São João e agora voltamos com a festa de São Pedro. Uma cidade boa, com pessoas maravilhosas de se viver. Além disso, reunir a família e almoçar, tendo como cenário esse rio tão lindo é prazeroso. Parabéns pela festa", afirmou Ernestina.

Devoção

Pedro como foi chamado por Cristo era pescador e junto ao seu irmão eram empresários da pesca e tinham sua própria frota de barcos. Pedro teria conhecido Jesus no episódio intitulado Pesca milagrosa, contado na Bíblia por relatos. Mais tarde Pedro veio a se tornar um dos doze discípulos de Jesus. A igreja católica o considera como o primeiro Papa da Igreja Católica, também detêm o titulo de padroeiro dos pescadores, por consequência da história da sua vida.

Por este motivo, pescadores ladarenses todos os dias ao saírem para trabalhar nas imensidões das águas do rio Paraguai fazem uma oração pedindo a São Pedro proteção e sorte para que a pesca seja produtiva.