01 JUL 2015
Ladário intensifica ações de combate a dengue e município registra seis casos até o momento

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde realiza o ano todo campanhas de prevenção para combater a Dengue e a febre Chikungunya. O resultado desta força tarefa resulta no controle das doenças, já que até o momento, foram notificados 103 casos, sendo desses, seis casos confirmados de dengue, doença séria e que pode matar.

Esses números foram apresentados pela Secretaria de Saúde e correspondem a semana 24, onde mostra, que Ladário cumpre com trabalhos preventivos relacionados as duas doenças.

Conforme o Secretário da pasta, Cleber Colleone, apesar das notificações não oferecerem alerta, os trabalhos de conscientização devem ganhar espaço para que não haja uma epidemia da doença.

"Nossas ações acontecem a todo o momento. Porém, estamos tentando agendar um mutirão junto aos rondonistas que devem estar em nosso município ainda este mês. Mais uma vez, repito, a população tem o dever de nos ajudar nesse combate. O mosquito Aedes Aegypti é doméstico, por isso, a importância de manter os quintais limpos e ficarmos atentos as dicas repassadas pelos nossos agentes de endemias durante as suas visitas", reforçou Cleber Colleone.

Além dos casos notificados, a pasta apresentou Índice de Infestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do Município que é de 1,19%. Ou seja, é muito próximo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 1%. "todas essas porcentagem são reflexos do nosso trabalho. As ações seguem todos os dias, através da nossa equipe da saúde e algum período, também contamos com o apoio dos militares da Marinha e Exército", disse Colleone.

Conscientização

Um dos problemas que mais resultam e se torna a principal causa dos focos do mosquito da dengue, é a constante falta de água nos bairros, onde para tentar amenizar essa situação, os moradores acabam estocando água em reservatórios que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti.

"Essa é uma das nossas principais preocupações. De cada 10 focos, podemos encontrar 09 nesses recipientes utilizados como criadouros do mosquito. Todos devem colaborar e dedicar 10 minutos de seu tempo na semana para a limpeza e verificação dos locais que servem como foco. Dessa maneira Ladário não sofrerá com a doença", finalizou o Secretário.