Notícias

Saúde faz bloqueio mecânico contra a Dengue




 

 

O bloqueio mecânico é a borrifação do veneno que combate o Aedes Aegypti. Ela elimina a possibilidade de que o vetor (hospedeiro intermediário) do vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável no município, evitando o contágio e uma possível epidemia.


Existem dois tipos de dengue, denominadas clássica e hemorrágica — esta, mais grave e que tem mais chances de levar o paciente à morte. Ela pode ser causada por quatro tipos de vírus. Na primeira infecção, normalmente o indivíduo desenvolve a doença clássica, mas, se voltar a se infectar, pode contrair a dengue hemorrágica.


A dengue demora sete dias para se manifestar. Os sintomas da doença são febre alta, mal-estar, falta de apetite, dores de cabeça e nos músculos e sangramento de gengivas e nariz. Ainda pode ocasionar manchas vermelhas na pele, dores nas costas e até hemorragias internas. A auto-medicação em suspeita de dengue é desaconselhada porque pode complicar o caso — remédios à base de ácido acetilsalicílico (AAS), como aspirinas, causam a dilatação de vasos sanguíneos e podem agravar hemorragias.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML