Notícias

Porto histórico representa consolidação do turismo de Ladário




 


-

 

A implantação do Porto Histórico de Ladário, assunto que voltou a tona na última semana, deve representar um salto para o turismo da região pantaneira. "A ida do prefeito Iranil Soares ao Senado Federal deixa mais próxima à concretização deste antigo sonho da população Ladarense", avaliou o Diretor Presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lucas Navarro.

Lucas vem mantendo encontros consecutivos com empresários e moradores da região do Porto de Ladário que cobram do poder público uma urbanização da região e sua consequente organização. O projeto, segundo ele, já existe e precisa apenas ser viabilizado financeiramente pelo Governo Federal e por isso é necessário contar com o apoio dos parlamentares da bancada sul-mato-grossense no Senado. O prefeito Iranil Soares se reuniu com os Senadores, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Nelsinho Trad e recebeu uma resposta positiva dos parlamentares que prometem trabalhar para alavancar o projeto.

"Nós já temos este projeto pronto e o apoio de empresários e moradores do Porto. Precisamos coloca-lo em prática para transformar essa região não só em um lugar de visitação, mas também em um porto fluvial de embarque e desembarque que possa dar segurança e conforto aos pescadores que vem pescar no pantanal", afirmou Lucas Navarro, que vem trabalhando intensivamente em busca de viabilizar as melhorias que o Porto de Ladário tanto precisa. Ele lembrou que há bem pouco tempo o Porto de Corumbá vivia a mesma situação e depois da revitalização, se transformou no principal cartão postal da cidade.

Ladário, ao lado de Corumbá está no coração do Pantanal e tem vocação turística tanto para a pesca, quanto para ecologia e contemplação. A cidade vai fazer 241 anos dia 2 de setembro e é chamada de Pérola do Pantanal. Entre tanto por ter uma população de apenas 23mil habitantes e uma das menores arrecadações do estado, recebe poucos investimentos.

Além da pesca amadora omunicípio realiza eventos importantes que atraem turistas de vários lugares do país. O Carnaval, considerado "O Carnaval da família", é um dos mais tranquilos e animados de Mato Grosso do Sul. A festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade, traz pessoas para Ladário que vem na confiança de alcançar a cura com a Santa que para os fiéis é considerada milagrosa. "Com aporte financeiro a prefeitura terá muito mais a realizar e melhorar a eficiência econômica do município. O Porto Histórico vai ser a mola propulsora para uma grande transformação e melhoramento do fluxo turístico de nossa cidade", finalizou Lucas.

 

 

Fonte: